Empresas Participadas Maioritárias
SOGEC - Sociedade Gestora de Concessões, S.U, S.A.

MISSÃO
Promover o desenvolvimento sustentável através da gestão eficaz de concessões em áreas de interesse público, identificando oportunidades de negócio e estabelecendo parcerias estratégicas.
VISÃO
Ser reconhecida como líder na gestão de concessões e parcerias público-privadas, estabelecendo padrões de excelência e inovação inspiradoras.
OBJECTIVOS
Identificar e avaliar oportunidades de negócio que estejam alinhadas com a missâo e visão da sociedade, buscando sempre agregar valor e promover o desenvolvimento sustentável.
VALORES
- Foco no Cliente: Colocamos o cliente em primeiro lugar como razão da nossa existência e o nosso compromisso é superar as suas expectativas.
- Inovação: Apostamos na melhoria contínua buscando soluções inovadoras e criativas.
- Excelência: Valorizamos o desenvolvimento de competências dos colaboradores para incentivar o profissionalismo, a proactividade, a cooperação, a eficiência e a qualidade na realização do trabalho.
- Boa Governação: Adoptamos uma gestão participative e transparente.
- Sustentabilidade: Assumimos uma postura económica, social e ambientalmente responsável.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ATRIBUIÇÕES
- Exercer os mais amplos poderes para dirigir as actividades da sociedade;
- Representar a sociedade em juízo e fora dele, activa e passivamente;
- Praticar todos os actos tendentes à realização do objecto social que a Lei e os estatutos não reservem à Assembleia Geral.
- Responder directamente ao Conselho de Administração da empresa e aos Accionistas;
- Garantir a efectiva instalação da empresa;
- Garantir o desenvolvimento das estruturas e infraestruturas de gestão;
- Assegurar a gestão e funcionamento adequado da empresa;
- Representar a sociedade, observando os limites e poderes estabelecidos pelo Conselho de Administração;
- Vincular a Sociedade, coassinando documentos conjuntamente com um mandatário devidamente autorizado;
- Supervisionar e coordenar as actividades, assegurando a organização e funcionamento das áreas subordinadas, bem como das unidades de assessoria;
- Monitorar a implementação das estratégias e do Plano de Negócios traçado para a Sociedade;
- Assegurar o fluxo de comunicação formal entre os diversos órgãos e entidades da Sociedade;
- Fazer cumprir as deliberações do Conselho de Administração;
- Prestar contas e manter o Conselho de Administração informado sobre a sua gestão dando a POconhecer, em particular, a situação corrente da Sociedade;
- Seleccionar e propor matérias para a inclusão na agenda das reuniões do Conselho de Administração e, sempre que necessário, participar nas reuniões desse órgão;
- Assegurar a gestão dos recursos humanos da Sociedade de acordo com a política e regulamento interno estabelecidos em observância da legislação laboral em vigor, incluindo nas vertentes da gestão estratégica, remunerações e desenvolvimento de trabalho,
- Aprovar as admissões e demissões de colaboradores de acordo com o plano de admissões da Sociedade e mediante parecer da respectiva área;
- Assegurar o desenvolvimento dos recursos humanos, com ênfase na formação profissional;
- Emitir ordens de serviço relativas às deliberações do Conselho de Administração;
- Assinar contratos de trabalho ou delegar a sua homologação/assinatura;
- Aprovar o Mapa de Férias bem como autorizar as deslocações dos Colaboradores;
- Avaliar o desempenho das entidades e colaboradores a si subordinados;
- Autorizar as transferências de pessoal dentro dos limites estabelecidos;
- Ordenar inquéritos e instauração de processos disciplinares;
- Acompanhar e coordenar as actividades que assegurem que o processo de auditoria externa é realizado de forma isenta e de acordo com as melhores práticas de gestão,
- Monitorar e avaliar a gestão da Sociedade participadas;
- Aprovar despesas de acordo com os níveis de autonomia estabelecidos;
- Realizar quaisquer outras atribuições que lhe forem confiadas pelo Conselho de Administração.
- Assistir à Direcção nas rotinas administrativas diárias;
- Elaborar e garantir o cumprimento da agenda e compromissos do Director Geral e da empresa;
- Secretariar reuniões e elaborar actas memorandos e outros documentos;
- Planificar, coordenar e organizar eventos institucionais, desde a sua elaboração, andamento e pós evento;
- Redigir, receber, registar, encaminhar, conferir e arquivar processos e documentos;
- Recepção e atendimento de visitantes;
- Actuar na gestão administrativa.
- Pesquisar, orientar e proteger a empresa contra riscos jurídicos;
- Assessorar os representantes da empresa e garantir a conformidade com as regras, leis e regulamentos;
- Garantir que os termos dos contratos sejam cumpridos pelas partes envolvidas;
- Estruturar, elaborar e rever relatórios e outros documentos jurídicos;
- Elaborar instrumentos normativos;
- Representar a empresa em processos judiciais (conselhos administrativos, julgamentos, etc.);
- Fornecer consultoria precisa e oportuna em diversos tópicos jurídicos;
- Desenvolver a política e a posição da empresa em questões legais;
- Elaborar e administrar todos os contratos / acordos;
- Participar de reuniões da empresa;
- Controlo Interno.
- Garantir a operacionalidade de todos os computadores;
- Montar, instalar e garantir o monitoramento e manutenção diária da rede e servidores;
- Instalar, configurar e fazer a manutenção e atualização de sistemas de software e de hardware existentes;
- Dar treinamento e suporte técnico para o uso de equipamentos, aplicativos e sistemas tecnológicos;
- Dar suporte técnico na correcção de problemas relacionados com os computadores, impressoras e outros dispositivos;
- Implementar políticas de segurança;
- Garantir a protecção da rede e computadores de possíveis vulnerabilidades, ameaças e ataques cibernéticos;
- Garantir a utilização de antivírus actualizados e o pagamento atempado das licenças dos programas em uso na empresa;
- Garantir um serviço de segurança de dados, diário, semanal e mensal (e-mails, ficheiros, base de dados de aplicativos);
- Fazer back-ups e recuperação de dados;
- Fazer o desenvolvimento de sistemas e aplicações personalizadas;
- Criar websites;
- Garantir energia estável e protectora para toda a rede e computadores;
- Coordenação com outras áreas para implementar soluções de TI;
- Avaliação de novas tecnologias e fornecedores;
- Configuração e manutenção de redes locais (LAN) e de longa distância (WAN);
- Gestão de contas de usuários e permissões de acesso;
- Implementação e manutenção de serviços de rede, como DNS, DHCP, e-mail, entre outros;
- Implementação de bases de dados e sistemas de gestão de informação.
6.1. ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS
- Elaborar o Plano Anual de Actividades e Orçamento da empresa;
- Efectuar o planeamento financeiro;
- Efectuar análises financeiras do negócio;
- Monitorar a execução e controlo do plano orçamental da empresa;
- Garantir a captação e aplicação de recursos;
- Optimizar a tomada de decisões estratégicas;
- Organizar os pagamentos e recebimentos;
- Fazer análises de demonstrações contabilísticas;
- Projectar resultados futuros de acordo com o desempenho que a empresa apresenta;
- Garantir a gestão fiscal da empresa, respeitando o cumprimento dos prazos de envio dos processos (INSS, AT; Município, entre outros);
- Aumentar a lucratividade da empresa por meio das suas actividades operacionais.
6.2. RECURSOS HUMANOS
- Desenvolver e implementar estratégias de RH e iniciativas alinhadas com a estratégia do negócio;
- Conciliar as relações da gestão e os funcionários resolvendo as demandas, reclamações ou outros problemas;
- Gerir o processo de recrutamento e seleção;
- Propor políticas de controlo interno;
- Promover valores corporativos e moldar uma cultura positiva;
- Apoiar nas necessidades do negócio actuais e futuras através do envolvimento, desenvolvimento, motivação e preservação do capital humano;
- Desenvolver e monitorar estratégias gerais de RH e procedimentos da empresa;
- Estimular um ambiente de trabalho positivo;
- Monitorar e gerir um sistema de avaliação de desempenho que motive para altos resultados;
- Manter um plano de pagamento salarial e programa de benefícios;
- Avaliar as necessidades de treinamento propor e monitorar programas de treinamento;
- Reportar à administração e respaldar as decisões através das métricas de RH;
- Assegurar a conformidade legal na gestão dos recursos humanos.
- Elaborar planos e projectos de investimento;
- Avaliar e monitorar os planos e projectos de investimento;
- Avaliar e monitorar propostas de parcerias;
- Monitorar o desempenho económico-financeiro dos projectos e parcerias em curso;
- Participar nas negociações de contratos, bem como de potenciais parcerias;
- Assegurar a monitoria, avaliação e mitigação de riscos;
- Monitorar o grau de endividamento;
- Identificar oportunidades de investimento.
- Participar na realização de estudos de viabilidade para novos projectos;
- Definir as estratégias de marketing para a identificação e atracção de potenciais Clientes/Parceiros;
- Garantir o alinhamento das estratégias com os objectivos da empresa;
- Criar um banco de dados de potenciais Clientes/Parceiros;
- Implementar ferramentas e sistemas para a análise de dados e fornecimento de informações estratégicas como, estudos de mercado e outros métodos;
- Analisar as tendências de mercado para ajustar as estratégias de comercialização;
- Colaborar com o sector financeiro para a integração de dados de receitas;
- Preparar relatórios estatísticos periódicos sobre a performance comercial.